Red ports

QUINTA DO NOVAL
VINTAGE


Quinta do Noval Vintage Port is characterized by its purity of fruit and a fine and delicate quality that is typical of the wines of the property in general but which finds its most remarkable and enduring expression in the Vintage Ports. Equilibrium, harmony, finesse and elegance characterize our great Vintage Ports, which are declared only in great years (3 or 4 years in a decade) and only when the wines come up to Noval’s exacting standards.

Even then, the wines selected for the Quinta do Noval Vintage Port blend represent only a small proportion of our total production.

  • Read in the press

    - Quinta do Noval Vintage 2003
    19+ pts - JancisRobinson.comJH, 29/06/2009

    - Quinta do Noval Vintage 2000
    19 pts - Already combines power and finesse. This is the real thing, or I will eat my hat - The World of Fine Wine - RM

    - Quinta do Noval Vintage 1997
    100 pts – “the greatest Quinta do Noval I have ever tasted”Wine AdvocateRP, 01/2000




    DECLARATION
    Quinta do Noval has always had a slightly eccentric approach to Vintage Declarations, and indeed the house to a great extent made its name with its declaration of the great 31 Vintage.
    Read on

    WHERE THE GRAPES COME FROM
    All the grapes come from the Quinta do Noval vineyard.

    VINIFICATION
    Grapes are trodden by foot to obtain the must, then during fermentation macerate to obtain the best possible extraction in the lagares, the traditional stone vats from the Quinta.
    More

    MATURING
    It is matured for 18 months in wooden vats of various capacities.

  • Vintages

    QUINTA DO NOVAL VINTAGE 2011

    CARACTERÍSTICAS DESTE VINTAGE

    Se nunca há “anos fáceis” no vale do Douro, 2011 foi particularmente difícil na vinha. Depois de um inverno chuvoso, da primavera ao outono o clima mostrou-se muito irregular, com diversos períodos de calor extremo. Chuvas no final do mês de agosto e início de setembro vieram fornecer a humidade necessária para que maturação retomasse o seu curso, e, a Noval optou por adiar a vindima por uma semana, afim de permitir às uvas aproveitar esta oferta inesperada de água e atingir a plena maturação.

    Debaixo de um sol glorioso, a vindima tardia revelou-se ser a melhor opção: uma vez esmagadas nos lagares, as uvas mostraram desde logo uma soberba cor escura, aromas notáveis e níveis de açúcar e acidez ideais — a marca de um ano com um enorme potencial.

    “Um vinho extremamente sedutor - aromas complexos, com notas de violetas e fruta intensa, aliados a uma indissociável pureza e frescura. – estrutura excelente com um equilíbrio perfeito entre intensa concentração e delicadeza. Final amplo e longo extremamente saboroso.”
    António Agrellos, Director Técnico - Maio 2013


    QUINTA DO NOVAL VINTAGE 2008

    CARACTERÍSTICAS DESTE VINTAGE

    Riqueza e potência

    2008 foi um ano de baixa produção. Como resultado, os nossos Vintage saíram concentrados, estruturados e extremamente aromáticos. Achámos irresistível esta pequena quantidade de vinho e decidimos por isso declará-la Vintage.

    «Cor profunda, com aroma intenso a flores silvestres e frutos negros. Este Vinho do Porto Vintage é rico e potente, elegante e suave, com camadas múltiplas de sabores concentrados de fruta, taninos firmee suculentos e um final muito longo.»

    António Agrellos, Director Técnico


    O QUE DIZ A IMPRENSA

    EXCECIONAL – O MELHOR *****

    “É difícil encontrar Portos Vintage desta envergadura. É mais regular encontrá-los na Quinta do Noval.”

    Revista Visão (suplemento Gourmet)

    JS, 09/2010

    Considerado 'Melhores do Ano 2010' em 2010

    Revista de Vinhos

    02/2011

    9,5/10 pts – 'Pode um vintage ser clássico num ano não clássico? Procure-se a resposta no Quinta do Noval de 2008.(…) o Quinta do Noval é por isso um belíssimo exemplo de como muitas vezes os off-vintage conseguem bater-se ou superar os vintage clássicos.”

    Jornal Público (suplemento Fugas)

    M.C, 11/2012

    94 pts - Wine Spectator

    KM, 31/12/2010

    18.5/20 - “Powerful and muscular. Outstanding.»

    JancisRobinson.com

    RH, 12/08/2010


    QUINTA DO NOVAL VINTAGE 2007 

    CARACTERÍSTICAS DESTE VINTAGE

    Elegância

    O ano 2007 foi bem equilibrado, com chuva na primavera e noites de verão algo frescas. Isso deu ao nosso Vintage uma expressão de fruta muito pura e uma elegância, delicadeza e equilíbrio notáveis. Os níveis elevados de acidez apontam para o seu enorme potencial de envelhecimento.

    “Muito fresco, intensa fruta delicada, adorável equilíbrio, muito longo. Completo na boca mas delicado ao mesmo tempo. Boa profundidade e volume.”
    António Agrellos, Director Técnico - Maio 2013

    O QUE DIZ A IMPRENSA

    95+ pts - erobertparker.com/Wine Journal

    NM, 01/07/2009

    93 pts - Wine Spectator
    JS, 31/05/2010

    18/20 - JancisRobinson.com
    JR, 17/09/2009 


    QUINTA DO NOVAL VINTAGE 2004

    CARACTERÍSTICAS DESTE VINTAGE

    A vindima de 2004 é um bom exemplo do que faz produzir Vinho do Porto na região do Douro.

    Na Noval, o abrolhamento teve lugar em meados de Março, seguido de uma floração rápida em fins de Maio, em resultado de temperaturas altas e ausência de precipitação. O vingamento verificou-se em princípios de Julho, sempre sem precipitação e com temperaturas elevadas.

    A maturação foi marcada por uma primeira fase que terminou a 15 de Agosto com temperaturas elevadas e tempo seco para depois abrandar derivado a uma descida das temperaturas e fortes chuvas na segunda metade do mês. Posteriormente, explodiu na segunda metade do mês de Setembro pelo tempo quente e dois dias de chuva que fizeram com que atingisse níveis de açúcar acima dos 20º!

    A vindima iniciou-se a partir de 20 de Setembro e prolongou-se até 20 de Outubro, acompanhada de um sol magnífico, com exceção de dois dias de chuva no final.

    De uma forma geral, o estado sanitário das uvas foi excelente o que facilitou a triagem sempre indispensável.

    “Poderoso e ainda tânico. Eucalipto e cedro no nariz, resinoso, muito atraente. Poderoso, mas fresco en bouche, enérgico. Picante, pimenta preta e alcaçuz, violetas. Grande promessa para o futuro.”
    António Agrellos, Director Técnico – Maio 2013


    O QUE DIZ A IMPRENSA

    92 pts - Wine Spectator

    JS, 31/12/2007

    19/20***** – Decanter
    RM, 03/06/2012


    QUINTA DO NOVAL VINTAGE 2003

    CARACTERÍSTICAS DESTE VINTAGE

    Estrutura e potência

    Um inverno muito chuvoso seguido de um verão muito quente. Este clima de extremos teve como consequência níveis elevados de açúcar e acidez. Por outras palavras, a combinação ideal para um equilíbrio perfeito. Como resultado o nosso Vintage destaca-se pela sua estrutura, cor intensa e complexidade de aromas. 

    “Monumental, vinho voluptuoso, com aroma fresco a frutos pretos maduros. Começa a mostrar deliciosas notas abertas de evolução. Etéreo no nariz, maravilhosa plenitude na boca, alcaçuz. Maturação boa e completa.”

    António Agrellos, Director Técnico – Maio 2013


    O QUE DIZ A IMPRENSA

    96 pts - Wine Spectator

    JS, 30/04/2006

    19+ pts - JancisRobinson.com

    JH, 29/06/2009

    18,5 pts - “Grande porte na boca, cheio e volumoso, deixa rasto ao passar (…)”

    Revista de Vinhos

    JPM, 03/2007

    94 pts - eRobertParker.com/Wine Journal

    NM, 11/2010

To visit this site, you must be of a legal age to drink alcoholic beverages in your country of residence.By clicking on OK, you acknowledge that you have read and accept unreservedly the site’s conditions of use.
Choose your language

Ok

Please, drink responsibly