A magia do vintage Nacional

UVAS DE VIDEIRAS NÃO ENXERTADAS DE UMA PEQUENA PARCELA NO CORAÇÃO DA VINHA DA NOVAL, INTOCADAS PELA FILOXERA, DÃO AO VINHO A SUA PERSONALIDADE ÚNICA E DISTINTA.

A magia do solo

Este é um vinho que confirma algo que para mim é uma convicção profunda. O que faz a excelência de um vinho é a qualidade das uvas, o caráter da colheita e o lugar de onde provêm. Estes aspetos são de longe bem mais importantes do que qualquer coisa que nós possamos fazer, quer na vinha quer na adega.O Nacional é vinificado da mesma forma que as restantes uvas da vinha da Quinta do Noval, com pisa a pé em lagar de pedra — um processo simples ainda que laborioso — e o resultado é sempre algo muito diferente no que respeita ao Vintage Nacional, quando comparado com o restante vinho do Porto da Quinta. O Vintage Nacional é o que é por causa das uvas e da sua parcela de origem, não por causa de um processo especial de vinificação.

Um fenómeno singular na Noval

Sempre diferente, e com um caráter único, a vinha do Vintage Nacional nem sempre segue o mesmo ritmo do resto da propriedade. Em 1996, por exemplo, ano que não foi declarado Vintage para o resto da vinha da Quinta do Noval, o Vintage Nacional revelou-se excecional e por isso decidimos declará-lo.Há outros anos, no entanto, em que declaramos Quinta do Noval Vintage ótimos mas em que o Nacional simplesmente não se manifesta e por isso não o declaramos. 2007 é exemplo disso.


Um vinho raro

A exigência de uma qualidade excecional
A partir de 1994 decidimos declarar o Quinta do Noval Vintage Nacional apenas quando é verdadeiramente excecional, e temos respeitado a decisão desde então. Todos os Vintage Nacional são Vintage Nacional excelentes. Houve anos em que teremos sido tentados a declará-lo, mas decidimos não o fazer. Somos guardiões da reputação deste vinho mágico e a longo prazo isso é o que importa.

Pequenas quantidades
O Vintage Nacional é muito procurado em parte devido à quantidade limitada que produzimos — só entre 200 e 250 caixas em cada ano de declaração.Representa só uma pequena percentagem da produção de Quinta do Noval Vintage (de 1200 a 5000 caixas por ano declarado), que por sua vez representa cerca de 10% da produção total da Noval em anos de declaração Vintage.

O Vinho do Porto mais apreciado do mundo
Dada a sua produção extremamente reduzida, a quantidade vendida de Vintage Nacional é muito pequena. A garrafa de Vintage Nacional que chega ao mercado ao longo do tempo é vendida a um preço muito elevado, um reflexo da excecional qualidade e raridade do Vinho do Porto mais valorizado do mundo.

Para visitar este site, deverá ter idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país de residência.Ao clicar o botão «OK», reconhece que leu e aceita inteiramente os termos e condições deste site.
Escolha a sua língua

Ok

Beba com moderação