Vinificação – Envelhecimento – Lotação dos Nossos Vinhos do Porto

SELEÇÃO DAS CASTAS NOBRES DO DOURO:
TOURIGA NACIONAL, TOURIGA FRANCA, TINTA RORIZ, TINTO CÃO, SOUSÃO

VINIFICAÇÃO

pisa > mosto > pisa durante a fermentação > interrupção da fermentação através da adição de aguardente viníca

ENVELHECIMENTO

Vinhos do porto tintos

VINHOS DO PORTO TAWNY VELHOS

Cerca de 2 anos

Mais de 4 anos

Média de 10, 20 ou 40 anos

Mínimo de 10 anos

De Lote

Vintage

Vintage

De Lote

Vintage

VINIFICAÇÃO?

VINIFICAÇÃO?

VINIFICAÇÃO

Pisa a pé em lagar

Este método de vinificação, à primeira vista primitivo, continua a ser a melhor forma de fazer Vinho do Porto de excelente qualidade. Na vinificação do Vinho do Porto, os tempos de fermentação e maceração são muito curtos. A pisa a pé em lagar permite extrair de forma ideal a cor e os taninos das películas das uvas num curto período de tempo.


Em 1994 a Noval desenvolveu um robot de pisa mecânica para uso nos nossos lagares de granito como complemento da pisa humana, essencialmente para submergir a manta no mosto liquido sempre que necessário durante a fermentação.


Aguardentação

A fermentação do mosto é interrompida por adição de uma aguardente vínica de excelente qualidade com teor alcoólico de 77% por volume. Ela representa cerca de 20% do volume do vinho final. A aguardente é adicionada lentamente e com grande precisão ao mosto enquanto este é envasilhado dos lagares para as cubas por forma a obter-se uma combinação perfeita entre aguardente e vinho.


LOTAÇÃO DOS NOSSOS VINHOS DO PORTO

LOTAÇÃO: UMA ARTE


A lotação consiste na arte de combinar três vertentes:

. os anos de colheita
. as diferentes parcelas
. as castas

que, quando combinadas, resultam em algo mais do que a soma das três.

O conjunto dos vinhos disponíveis para a lotação dos diferentes tipos de Vinho do Porto é objeto de um longo e meticuloso processo de seleção e controlo.Os Vinhos do Porto Tawny Velhos são, pela sua própria natureza, feitos muitas vezes a partir de lotes de vinho transmitidos de geração em geração.
António Agrellos, Diretor Técnico da Quinta do Noval, tem a experiência, o olfato, a memória gustativa e uma capacidade extraordinária para a prova de vinhos, para além de algo mais, indefinível, que faz dele um dos melhores enólogos de Vinho do Porto.

Mais


Para visitar este site, deverá ter idade legal para consumir bebidas alcoólicas no seu país de residência.Ao clicar o botão «OK», reconhece que leu e aceita inteiramente os termos e condições deste site.
Escolha a sua língua

Ok

Beba com moderação